quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Faltam reagentes para exame de carga viral em pacientes com AIDS


 
Secretarias estaduais de Saúde devem priorizar testes em gestantes e crianças de até 4 anos
O Globo
O Ministério da Saúde decidiu limitar os exames de carga viral em pessoas com AIDS por causa da falta de reagentes usados no teste que checa a quantidade do vírus HIV no sangue e acompanha a eficácia do tratamento.
O baixo estoque de reagentes é resultado da paralisação de uma licitação feita pelo ministério para comprar testes mais modernos e rápidos. O processo foi contestado várias vezes por empresas participantes.
Em nota técnica, o ministério orienta as secretarias estaduais de Saúde a dar prioridade aos testes em gestantes e crianças de até 4 anos infectadas. De acordo com o diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, o infectologista Dirceu Greco, os dois grupos são considerados prioritários porque a carga viral interfere no parto e no tratamento precoce das crianças.
No caso dos pacientes em tratamento, com carga viral estável ou com exame marcado, a recomendação é colher e congelar as amostras de sangue para que sejam testadas quando o fornecimento estiver normalizado. A previsão de Greco é que os exames atrasem em um ou dois meses. Segundo ele, isso não deve atrapalhar o tratamento, mas é um transtorno para os pacientes.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE


 

CHAMADA DE SELEÇÃO

2º SEMESTRE DE 2011

A Comissão Coordenadora do Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde, na modalidade de educação a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais, faz saber:

1. Vagas e Público Alvo:

1.1 Estão abertas 600 (seiscentas) vagas para a segunda turma do Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde, aceitas em ordem de inscrição.

1.2 O Curso é destinado a membros dos conselhos de política locais, regionais, municipais, estaduais e nacionais de saúde; técnicos e gestores governamentais envolvidos com políticas da saúde e membros de organizações da sociedade civil com experiência participativa e/ou profissional na política de saúde, dos três níveis da Federação – municipal, estadual e nacional.

1.3 Caso não sejam preenchidas as 600 vagas, as remanescentes serão disponibilizadas para membros de outros conselhos de políticas nacionais, estaduais e municipais de políticas inter-relacionadas com a saúde.

2. Inscrições:

2.1 As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet.

2.2 Para fazer a inscrição preliminar o candidato deve:

a) Acessar a ficha de inscrição disponível no site: www.ufmg.br/conselheirossaude, no menu Inscrições;

b) Preencher todos os campos da ficha de inscrição disponível online;

c) Antes de enviar a ficha de inscrição, imprimir uma cópia para sua certificação;

d) Após a impressão, clicar em enviar para concluir a inscrição preliminar;

2.2.1 A confirmação da inscrição preliminar será enviada para o e-mail informado. ATENÇÃO: favor apresentar e-mail pessoal.

2.3 Para fazer a inscrição definitiva, o candidato deve enviar em cópia eletrônica (arquivo PDF) para o e-mail: e_prodep@fafich.ufmg.br, o seguinte documento:

a) Carta de apresentação redigida e assinada pelo responsável do Conselho, órgão governamental ou organização da sociedade civil ao qual está vinculado, declarando o envolvimento atual do candidato com a política de saúde e/ou afins.

2.3.1 A confirmação da inscrição definitiva será enviada para o e-mail informado.

2.4 Somente serão considerados inscritos os candidatos que realizarem a Inscrição Preliminar e a Inscrição Definitiva. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS Departamento de Ciência Política Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde Av. Antônio Carlos, 6627 - Cidade Universitária – Pampulha – Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3499-3551 – e-mail: e_prodep@fafich.ufmg.br

3. Período de inscrição:

3.1 As inscrições estarão abertas no período de 1º a 12 agosto de 2011.

4. Resultados:

4.1 O resultado será homologado pela Comissão Coordenadora do Curso e será divulgado no dia 16/08/2011, às 17h, no site http://www.ufmg.br/conselheirossaude e na Secretaria do curso.

4.2 Os candidatos poderão apresentar recurso à Comissão Coordenadora do Curso de Atualização no prazo de 7 (sete) dias após a divulgação do resultado.

5. Observações importantes:

5.1 Será necessária habilidade mínima com os programas de computador Word para produção de textos e navegadores da internet (Internet Explorer, Mozilla, Google Chrome, etc.) para acesso na Plataforma do Curso.

5.2 Somente serão aceitos os pedidos de inscrição que atendam às exigências desta chamada e apresentem documentação completa (Inscrição Preliminar e Inscrição Definitiva).

5.3 O curso terá início imediato, portanto, os inscritos devem avaliar sua disponibilidade para se dedicar às atividades propostas. O curso é de 100h/a e terá duração de 3 meses.

5.4 Os alunos que participaram da primeira turma e concluíram o Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde não devem se inscrever nesta segunda turma, por se tratar de oferta com o mesmo conteúdo.

5.5 Informações adicionais podem ser obtidas no site do Curso: www.ufmg.br/conselheirossaude e na Secretaria, através do endereço eletrônico: e_prodep@fafich.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3499-3551, de 2ª a 6ª feira, no horário das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:00h, exceto feriados.

Belo Horizonte, 26 de julho de 2011.

Prof. Leonardo Avritzer

Coordenador do Curso de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde

DCP – FAFICH – UFMG